SAÚDE &
SEGURANÇA DO TRABALHO

Um ambiente de trabalho para ser adequado, também precisa ser seguro.

O foco de atuação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), ligado à direção de RH é proporcionar um ambiente de trabalho seguro e adequado. O SESMT cuida da conscientização e aplicação das normas de segurança do trabalho, da adequação de todos os ambientes e equipamentos para que não ofereçam riscos ou prejuízos aos usuários e cuida da saúde dos Colaboradores no ambiente de trabalho.

O QUE EU POSSO ESPERAR DO SESMT?

O SESMT é uma equipe formada por profissionais especializados em segurança, saúde e gestão de pessoas. Eles cuidam dos aspectos legais e dos aspectos relacionados à adequação física do ambiente e das ferramentas de trabalho.

Faz parte do trabalho do SESMET:

– Cuidar da sua saúde e segurança durante o trabalho.
– Organizar capacitações e treinamentos em segurança e saúde, incluindo treinamentos e campanhas para conscientizar sobre acidentes de trabalho
– Verificar permanentemente as condições de trabalho de todos os Colaboradores.
– Listar e verificar a disponibilidade e EPI’s e EPC’s no ambiente de trabalho.
– Organizar e manter atualizados os exames médicos ocupacionais de todos os Colaboradores.

QUAIS EXAMES EU PRECISO FAZER PARA O TRABALHO NO UNASP?

Existem basicamente 5 tipos de exames médicos que precisam ser mantidos e atualizados, de acordo com a situação de cada Colaborador:

  • ADMISSIONAL

Feito no momento da contratação formal; É obrigatório para todos os Colaboradores.

  • PERIÓDICO

Exame anual para tosos os Colaboradores.

  • RETORNO AO TRABALHO

Exame obrigatótio realizado no 1°. dia da volta ao trabalho depois de 30 dias ou mais de afastamento por motivo de saúde, acidente ou parto; Não é necessário na volta de períodos de férias, mesmo superiores a 30 dias.

  • MUDANÇA DE FUNÇÃO

Exame obrigatório dependendo da nova função a ser exercida.

  • DEMISSIONAL

Feito no momento de desligamento formal; É obrigatório para todos os Colaboradores nessa condição.

*O encaminhamento para qualquer dos exames é feito pelo RH do seu campus.

SE EU ESTIVER DOENTE, COMO DEVO AGIR?

Se você notar que está doente ou tiver uma situação em que precise de avaliação médica, procure atendimento e solicite o atestado médico, este é o único documento que garante a justificativa de sua ausência e remuneração deste dia. Fique atento para algumas orientações:

– Ao receber o atestado médico você deve inseri-lo no sistema MyAgora em até 24hrs.

– Assim que melhorar e retornar ao trabalho, o documento original deve ser entregue no RH do seu CAMPUS.

– É imprescindível a solicitação de atestado médico para qualquer ausência do trabalho que tenha relação com a sua saúde. Indenpendente do seu modelo de trabalho e/ou horas trabalhadas.

– Mantenha a comunicação com a sua liderança. eles precisarão se programar em sua ausência.

– Afastamento de até 15 dias, o seu retorno ocorrerá normalmente, sem necessidade de nenhuma intervenção da empresa.

– Afastamento maiores do que 15 dias, procure o RH para que te auxiliem no agendamento de perícia médica junto ao INSS. Após os 15 dias de afastamento a sua remuneração será de responsabilidade da Previdência Social.

– Se você ficou afastado por 15 dias, retornou ao trabalho no 16° dia e teve novo afastamento pelo mesmo motivo em um período de 60 dias após a data do primeiro atestad, será necessário o encaminhamento ao INSS, não deixe de fazer este monitoramento junto ao RH.

SE EU PERCEBER UM PROBLEMA DE SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO, O QUE DEVO FAZER?

Se o problema identificado constituir um risco de acidente (ex.: uma escada fora de lugar, piso molhado ou uma tomada aberta) você deve informar imediatamente o RH do seu campus, que acionará o profissional responsável por fazer o registro do risco e que também vai solicitar a correção.

O QUE SÃO EPI'S E EPC'S? COMO SEI SE DEVO USÁ-LOS?

EPI’s são Equipamentos de Proteção Individual, como capacetes, protetores auriculadores e luvas, por exemplo. Eles precisam ser disponibilizados pelo UNASP e seu uso é obrigatório, constituindo falta grabe a não utilização do EPI. Cada função possui orientações diferentes em relação aos EPI’s. O RH e o SESMT te orientarão quanto ao uso.

E SE NÃO HOUVER EPI'S DISPONÍVEIS PRA MIM?

Se você ocupa uma função em que o uso de EPI é obrigatório e ele não estiver disponível, NÃO COMECE O TRABALHO. Comunique imediatamente o seu chefe direto e aguarde orientações.

E SE HOUVER UM ACIDENTE DE TRABALHO, O QUE FAZER?

Mesmo com todos os procedimentos e conscientização sobre segurança que o SESMT promove, acidentes podem acorrer. Em caso de acidente com você e com outras pessoas, comunique imediatament seu chefe direto e o SESMT, que dará seguimento com as orientações e registros necessários.

O QUE É A CIPA? POSSO FAZER PARTE?

CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. É uma comissão formada pelos próprios Colaboradores da instituição. Sua função é identificar riscos no ambiente de trabalho e propor planos de correção, promover campanhas e inciativas de conscientização e comportamento seguro, avaliar e monitorar as ações de segurança do trabalho da instituição e representar os Colaboradores em decisões relacionadas à segurança e saúde. Qualquer Colaborador pode fazer parte da CIPA. Há eleições diretas todos os anos. Além disso, você pode enviar sua sugestão através do e-mail (cipa.unasp@unasp.edu.br). A cipa é sua voz ativa na promoção do bem-estar. Saiba mais consultando a equipe de Recursos Humanos.

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