O foco de atuação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), ligado à direção de RH é proporcionar um ambiente de trabalho seguro e adequado. O SESMT cuida da conscientização e aplicação das normas de segurança do trabalho, da adequação de todos os ambientes e equipamentos para que não ofereçam riscos ou prejuízos aos usuários e cuida da saúde dos Colaboradores no ambiente de trabalho.
O SESMT é uma equipe formada por profissionais especializados em segurança, saúde e gestão de pessoas. Eles cuidam dos aspectos legais e dos aspectos relacionados à adequação física do ambiente e das ferramentas de trabalho.
Faz parte do trabalho do SESMET:
– Cuidar da sua saúde e segurança durante o trabalho.
– Organizar capacitações e treinamentos em segurança e saúde, incluindo treinamentos e campanhas para conscientizar sobre acidentes de trabalho
– Verificar permanentemente as condições de trabalho de todos os Colaboradores.
– Listar e verificar a disponibilidade e EPI’s e EPC’s no ambiente de trabalho.
– Organizar e manter atualizados os exames médicos ocupacionais de todos os Colaboradores.
Existem basicamente 5 tipos de exames médicos que precisam ser mantidos e atualizados, de acordo com a situação de cada Colaborador:
Feito no momento da contratação formal; É obrigatório para todos os Colaboradores.
Exame anual para tosos os Colaboradores.
Exame obrigatótio realizado no 1°. dia da volta ao trabalho depois de 30 dias ou mais de afastamento por motivo de saúde, acidente ou parto; Não é necessário na volta de períodos de férias, mesmo superiores a 30 dias.
Exame obrigatório dependendo da nova função a ser exercida.
Feito no momento de desligamento formal; É obrigatório para todos os Colaboradores nessa condição.
*O encaminhamento para qualquer dos exames é feito pelo RH do seu campus.
Se você notar que está doente ou tiver uma situação em que precise de avaliação médica, procure atendimento e solicite o atestado médico, este é o único documento que garante a justificativa de sua ausência e remuneração deste dia. Fique atento para algumas orientações:
– Ao receber o atestado médico você deve inseri-lo no sistema MyAgora em até 24hrs.
– Assim que melhorar e retornar ao trabalho, o documento original deve ser entregue no RH do seu CAMPUS.
– É imprescindível a solicitação de atestado médico para qualquer ausência do trabalho que tenha relação com a sua saúde. Indenpendente do seu modelo de trabalho e/ou horas trabalhadas.
– Mantenha a comunicação com a sua liderança. eles precisarão se programar em sua ausência.
– Afastamento de até 15 dias, o seu retorno ocorrerá normalmente, sem necessidade de nenhuma intervenção da empresa.
– Afastamento maiores do que 15 dias, procure o RH para que te auxiliem no agendamento de perícia médica junto ao INSS. Após os 15 dias de afastamento a sua remuneração será de responsabilidade da Previdência Social.
– Se você ficou afastado por 15 dias, retornou ao trabalho no 16° dia e teve novo afastamento pelo mesmo motivo em um período de 60 dias após a data do primeiro atestad, será necessário o encaminhamento ao INSS, não deixe de fazer este monitoramento junto ao RH.
Se o problema identificado constituir um risco de acidente (ex.: uma escada fora de lugar, piso molhado ou uma tomada aberta) você deve informar imediatamente o RH do seu campus, que acionará o profissional responsável por fazer o registro do risco e que também vai solicitar a correção.
EPI’s são Equipamentos de Proteção Individual, como capacetes, protetores auriculadores e luvas, por exemplo. Eles precisam ser disponibilizados pelo UNASP e seu uso é obrigatório, constituindo falta grabe a não utilização do EPI. Cada função possui orientações diferentes em relação aos EPI’s. O RH e o SESMT te orientarão quanto ao uso.
Se você ocupa uma função em que o uso de EPI é obrigatório e ele não estiver disponível, NÃO COMECE O TRABALHO. Comunique imediatamente o seu chefe direto e aguarde orientações.
Mesmo com todos os procedimentos e conscientização sobre segurança que o SESMT promove, acidentes podem acorrer. Em caso de acidente com você e com outras pessoas, comunique imediatament seu chefe direto e o SESMT, que dará seguimento com as orientações e registros necessários.
CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. É uma comissão formada pelos próprios Colaboradores da instituição. Sua função é identificar riscos no ambiente de trabalho e propor planos de correção, promover campanhas e inciativas de conscientização e comportamento seguro, avaliar e monitorar as ações de segurança do trabalho da instituição e representar os Colaboradores em decisões relacionadas à segurança e saúde. Qualquer Colaborador pode fazer parte da CIPA. Há eleições diretas todos os anos. Além disso, você pode enviar sua sugestão através do e-mail (cipa.unasp@unasp.edu.br). A cipa é sua voz ativa na promoção do bem-estar. Saiba mais consultando a equipe de Recursos Humanos.
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